segunda-feira, 28 de maio de 2007

A escolha de Marcelo


Do alto do seu púlpito televisivo na RTP, o Professor Marcelo decretou ontem que Costa ganharia a presidência da CML com uma ampla maioria, porque os lisboetas querem “governabilidade”.

Esta afirmação tem tanto de amor a Costa como de desamor a Marques Mendes (com amigos destes no partido, pobre do candidato do PSD).

Do ponto de vista do rigor da análise política, importa notar que o Professor se esqueceu de mencionar que a Câmara era governada com uma maioria estável (PSD/CDS) e que isso não impediu – antes pelo contrário – a crise em que nos encontramos.

Das últimas presidenciais ao referendo sobre o aborto (em que fez abertamente campanha pelo Não), o Professor enganou-se estrondosamente sobre as escolhas políticas dos portugueses.

Apesar da memorável caricatura do Gato Fedorento ( www.youtube.com/?v=myf5ces77PU ), o Professor sobrevive, sempre acompanhado da jornalista-faz-de-conta Maria Flor Pedroso.

Mas o Professor transformou-se na sua própria caricatura.

É um sinal de progresso cívico, a constatação de que o Professor pensa pela cabeça de cada vez menos portugueses, sobretudo entre os jovens.